A Prefeitura do Recife prevê que guardas civis municipais passem a utilizar armas de fogo em serviço até o primeiro semestre de 2026. A informação foi confirmada pela gestão ao CNFPE nesta terça-feira (28), poucos dias após a regulamentação oficial do uso e armazenamento desses armamentos pela corporação.
O decreto nº 39.173, publicado no último sábado (25) no Diário Oficial do Município, autoriza o uso de armas de fogo funcionais, pertencentes ao patrimônio da prefeitura, por agentes da Guarda Civil Municipal, desde que o porte seja previamente autorizado pela Polícia Federal.
Para ter acesso ao armamento, os agentes deverão comprovar aprovação em curso de formação e treinamento técnico. O uso será feito em regime de "cautela diária", ou seja, as armas serão entregues no início do turno e devolvidas ao final do expediente. Esse controle será feito diretamente na armaria do Comando da Guarda Municipal e registrado em sistema próprio, físico ou eletrônico.
A autorização para o uso diário será concedida pelo comandante da corporação, mediante assinatura de um Termo de Cautela. O uso da arma exige que o agente esteja uniformizado, salvo em funções autorizadas que dispensem o fardamento.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/12/2025
Projeto de lei propõe extinção da Zona Azul e...
Iniciativa prevê estacionamento gratuito com tempo...
- Por REDAÇÃO
- 19/12/2025
Natal Solidário do RioMar Recife entra na reta final...
Doações podem ser feitas até 21 de dezembro e campanha...
- Por REDAÇÃO
- 18/12/2025
Binário muda trânsito em Cajueiro Seco e altera...
Mudança viária da Prefeitura afeta circulação de...
- Por REDAÇÃO
- 12/12/2025
Governo de Pernambuco inicia obras do Arco...
Trecho entre Moreno e o Cabo de Santo Agostinho deve...
- Por REDAÇÃO
- 12/12/2025
Terminal Cais de Santa Rita passa por mudanças no...
Alterações incluem sentido invertido em via próxima ao...