Mais Categorias
Policial

ICMBio investiga morte de golfinho com ferimentos de perfuração em Goiana

ICMBio investiga morte de golfinho com ferimentos de perfuração em Goiana

Foto: Reprodução/WhatsApp

    Compartilhe:

Um golfinho foi encontrado morto, neste domingo (17), na praia de Catuama, no Litoral Norte de Pernambuco. Imagens mostram o animal com perfurações circulares em várias partes do corpo.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as lesões foram provocadas, provavelmente, por ação humana. Moradores relataram que o animal já estava encalhado na areia quando foi localizado e suspeitam que tenha sido atingido por tiros.

O golfinho foi identificado como da espécie Stenella clymene (golfinho-clímene), comum na região. A carcaça foi encaminhada para a base do ICMBio em Itamaracá, onde passará por necrópsia. O órgão não informou prazo para a divulgação do laudo que confirmará a causa da morte.

Em nota, a prefeitura de Goiana disse que acionou o ICMBio e apoiou a remoção do animal ainda no domingo.

Confira a nota na íntegra do ICMBio

O animal foi devidamente necropsiado pela equipe veterinária do CMA/ICMBio e a carcaça teve a destinação e descarte adequados.

De acordo com os relatos da comunidade local, o animal encalhou ainda vivo, apresentando uma perfuração circular e profunda na região lateral esquerda do corpo. Essa lesão sangrava de forma intensa, e o animal se debatia até vir a óbito. Após a morte, a carcaça foi puxada para a areia e coberta pela comunidade, conforme orientação repassada pelo CMA, até a chegada da equipe que realizou o recolhimento.

Na necropsia, foi confirmada a presença da perfuração mencionada, compatível com hemorragia significativa. Somando as observações da comunidade com os achados macroscópicos iniciais, é possível que a lesão tenha sido determinante para o encalhe e o óbito do animal.

A causa exata da perfuração ainda não pôde ser estabelecida. Amostras foram coletadas durante a necropsia e exames complementares mais detalhados serão conduzidos, a fim de obter um diagnóstico mais preciso sobre a causa da morte.

Notícias Relacionadas