Foto: Divulgação
O Tribunal de Justiça anulou a sentença de reintegração de posse que iria retirar famílias da comunidade Entra a Pulso, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A decisão foi tomada pela falta de garantia de direitos básicos durante o processo judicial.
De acordo com a Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE), que conquistou a decisão por meio do Núcleo de Terras, Habitação e Moradia (NUTHAM), o órgão não foi chamado para acompanhar a ação desde o início, algo que é previsto em lei por se tratar de famílias em situação de vulnerabilidade.
Além disso, o DPPE diz que não foi realizada uma audiência de mediação, que também é previso em lei para que haja diálogo entre as partes e se busquem soluções antes de qualquer ordem de remoção.
O DPPE observou também que as normas recentes exigem a atuação da Comissão de Soluções Fundiárias e apresentação de um plano de ação com alternativas habitacionais e cadastro das famílias atingidas.
Com a decisão, o caso retorna para a primeira instância, o que garante que os direitos de todos sejam respeitados daqui em diante. O resultado reforça a ideia de que nenhuma remoção coletiva pode acontecer de forma precipitada, sem diálogo, sem alternativas dignas e sem considerar a realidade das pessoas que vivem no local.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/12/2025
Projeto de lei propõe extinção da Zona Azul e...
Iniciativa prevê estacionamento gratuito com tempo...
- Por REDAÇÃO
- 19/12/2025
Natal Solidário do RioMar Recife entra na reta final...
Doações podem ser feitas até 21 de dezembro e campanha...
- Por REDAÇÃO
- 18/12/2025
Binário muda trânsito em Cajueiro Seco e altera...
Mudança viária da Prefeitura afeta circulação de...
- Por REDAÇÃO
- 12/12/2025
Governo de Pernambuco inicia obras do Arco...
Trecho entre Moreno e o Cabo de Santo Agostinho deve...
- Por REDAÇÃO
- 12/12/2025
Terminal Cais de Santa Rita passa por mudanças no...
Alterações incluem sentido invertido em via próxima ao...