Mais Categorias
Cidade

Metroviários convocam assembleia e metrô do Recife pode parar nesta quinta durante visita de Lula

Metroviários convocam assembleia e metrô do Recife pode parar nesta quinta durante visita de Lula

Foto: Divulgação

    Compartilhe:

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) realiza, nesta quarta-feira (13), uma assembleia geral extraordinária para discutir o futuro do sistema metroviário do Recife. O encontro começa às 18h, na Praça da Greve, na Estação Central, no bairro de São José, e pode resultar na deflagração de uma paralisação geral.

A reunião acontece um dia antes da chegada do presidente Lula à capital e deve tratar do sucateamento do metrô, além de estratégias para cobrar ações do governo federal. A categoria critica o distanciamento do presidente em relação à defesa das estatais, promessa feita durante a campanha, e as recentes declarações do ministro Jader Filho sobre a concessão da CBTU.

A categoria já está em estado de greve, o que permite decretar a interrupção das atividades sem aviso prévio de 72 horas. A decisão pode ser tomada ao fim da reunião, um dia antes da chegada do presidente Lula ao Recife, que participará, na quinta-feira (14), do anúncio de investimentos para periferias, favelas e comunidades urbanas.

O que dizem os metroviários:

Entre as críticas, os metroviários apontam o sucateamento do sistema e cobram do governo federal ações concretas. Eles também se posicionam contra a concessão do metrô à iniciativa privada, autorizada em maio pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI). O processo, que será licitado pelo BNDES, prevê a transferência de bens e ativos para o Governo de Pernambuco, que posteriormente repassará a operação ao setor privado.

O Metrô do Recife, hoje administrado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), conta com 37 estações distribuídas nas linhas Centro e Sul, mas enfrenta paralisações frequentes devido a problemas técnicos e estruturais no modal. 

Paralisação do metrô:

Caso seja aprovada, a paralisação poderá começar à 0h desta quinta-feira (14), durante a presença de Lula em Pernambuco. Nesta quarta (13), o metrô funciona normalmente até o fim do dia.

Notícias Relacionadas