Mais Categorias
Cidade

Metroviários lançam campanha contra privatização do metrô do Recife cobrando Lula e Raquel Lyra

Metroviários lançam campanha contra privatização do metrô do Recife cobrando Lula e Raquel Lyra

Foto: Divulgação / Sindmetro-PE

    Compartilhe:

Os pernambucanos se depararam desde a semana passada com uma nova campanha do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro) espalhada pelos quatro cantos do Estado. Outdoors, faixas e painéis de LED espalhados pela Região Metropolitana do Recife trazem a pergunta: “Lula, Bolsonaro privatizou o metrô de BH. O seu governo vai privatizar o metrô do Recife? A passagem vai aumentar e o serviço vai piorar!”

A mobilização ocorre em meio à possibilidade de transferência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU Recife) para o Governo de Pernambuco, com vistas a um futuro processo de concessão à iniciativa privada. Segundo os sindicatos, a experiência de Belo Horizonte, onde a tarifa subiu de R$ 4,25 para R$ 5,80 após a privatização, é usada como alerta para a população recifense.

Além dos outdoors, a campanha prevê panfletagens e falas públicas nas estações Recife, Joana Bezerra, Camaragibe, Cavaleiro, Jaboatão, Afogados e Barro. Também serão usadas bikes de som com mensagens direcionadas à população e à governadora Raquel Lyra (PSDB), pedindo posicionamento contrário à privatização.

As entidades também reagiram às recentes declarações do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que defendeu a transferência da gestão dos metrôs para os estados, a exemplo do que ocorreu em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Para o Sindmetro-PE e a Fenametro, a defesa desse modelo ignora a responsabilidade da União nos investimentos. “O que houve no Recife foi sucateamento proposital, para depois justificar a entrega ao setor privado”, alegam.

Os metroviários afirmam que vão intensificar as ações contra a privatização, com novas manifestações em ruas, estações, redes sociais e espaços públicos.

“O metrô é do povo. Não aceitaremos que vire mercadoria. Queremos metrô público, estatal, federal e com tarifa zero. Essa luta é do Recife, é de Pernambuco, é do Brasil”, declarou o sindicato.

Notícias Relacionadas