Mais Categorias
Cidade

Neoenergia flagra mais de 11 mil ligações clandestinas em Pernambuco em agosto

Neoenergia flagra mais de 11 mil ligações clandestinas em Pernambuco em agosto

Foto: Divulgação / Neoenergia Pernambuco

    Compartilhe:

No mês de agosto, a Neoenergia Pernambuco identificou mais de 11,8 mil ligações irregulares de energia no estado. Em média, foram 565 “macacos” por dia registrados e removidos pelas equipes da distribuidora em todas as regiões.

A energia recuperada nessas ações somou 133 milhões de kWh, volume suficiente para abastecer 887 mil residências por 30 dias. Além de ilegal, a prática coloca vidas em risco e pode comprometer o fornecimento, provocando interrupções.

Segundo a concessionária, estão sendo feitos investimentos em inteligência de dados para monitorar o consumo e identificar possíveis fraudes. “Por mais que os fraudadores desenvolvam mecanismos para tentar esconder as irregularidades, nós iremos achar. Nossas equipes utilizam tecnologias avançadas e passam por treinamentos constantes para identificar incompatibilidades e fraudes em campo”, afirmou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Hugo Cézar.

Os clientes que utilizam ligações clandestinas podem solicitar a instalação de um medidor gratuitamente, desde que o padrão de entrada esteja em conformidade com as normas de segurança do setor elétrico.

Crime e denúncia - O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão.
A comunidade pode denunciar fraudes e ligações clandestinas de forma anônima pelo telefone 116.

Notícias Relacionadas