Mais Categorias
Policial

PMs do Bope são absolvidos pela Justiça Militar por duplo homicídio na Comunidade do Detran

PMs do Bope são absolvidos pela Justiça Militar por duplo homicídio na Comunidade do Detran

Foto: Reprodução

    Compartilhe:

A Vara da Justiça Militar de Pernambuco absolveu, nesta segunda-feira (15), os nove policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) envolvidos na morte de dois homens durante uma operação em 2023, na Comunidade do Detran, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.  

Segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a decisão foi unânime (5 votos a 0) e abrange as acusações de descumprimento de missão, fraude processual e violação de domicílio, todas previstas no Código Penal Militar. O Conselho Permanente de Justiça considerou que os militares atuaram em “estrito cumprimento do dever legal” e que não houve provas suficientes para condenação por fraude processual.  

O caso ganhou repercussão após câmeras de segurança registrarem a invasão de um imóvel, de onde mulheres e crianças saíram antes de disparos que atingiram Bruno Henrique Vicente da Silva, de 28 anos, e Rhaldney Fernandes da Silva Caluete, de 32.

De acordo com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), os policiais mudaram a rota de patrulhamento sem autorização e seguiram para o local após denúncia de tráfico. O órgão acusa os agentes de simular socorro às vítimas e alterar a cena do crime.  

Na esfera administrativa, a Corregedoria-Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) puniu seis dos policiais com detenções de até 30 dias, por falhas como ausência de isolamento da área.  

Apesar da absolvição na Justiça Militar, os nove PMs seguem respondendo em liberdade por duplo homicídio na Justiça comum. Caso sejam condenados, podem enfrentar novas sanções disciplinares.

Notícias Relacionadas