Um dos principais cartões-postais do bairro do Recife, a Praça do Arsenal foi oficialmente reinaugurada após passar por uma ampla revitalização. O novo projeto teve como base o desenho original do paisagista Roberto Burle Marx, datado de 1934, e buscou preservar o valor histórico e paisagístico do espaço, unindo conservação e modernidade.
A requalificação foi realizada pelo Moinho Recife, com apoio técnico da UFPE, através do Laboratório da Paisagem, e da Emlurb, sob articulação do Programa Recentro. O investimento total foi de R 1,8 milhão, sendo 90% de origem privada, por meio de medida compensatória do Moinho, e 10% da Prefeitura do Recife.
A nova configuração da praça traz de volta elementos do projeto original, como a esplanada com lajotas, o jardim circular central e a vegetação no entorno. Também foram adicionadas interpretações contemporâneas, como bancos de concreto e um jardim com contornos ondulados.
Na recomposição paisagística, foram utilizadas espécies resistentes à salinidade e com variação de texturas e cores, como iuca-gigante, clúsia, espada-de-são-jorge, agave e onze-horas. Árvores nativas já presentes, como oitis-da-praia e castanholas, foram mantidas, valorizando a paisagem histórica.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/12/2025
Projeto de lei propõe extinção da Zona Azul e...
Iniciativa prevê estacionamento gratuito com tempo...
- Por REDAÇÃO
- 19/12/2025
Natal Solidário do RioMar Recife entra na reta final...
Doações podem ser feitas até 21 de dezembro e campanha...
- Por REDAÇÃO
- 18/12/2025
Binário muda trânsito em Cajueiro Seco e altera...
Mudança viária da Prefeitura afeta circulação de...
- Por REDAÇÃO
- 12/12/2025
Governo de Pernambuco inicia obras do Arco...
Trecho entre Moreno e o Cabo de Santo Agostinho deve...
- Por REDAÇÃO
- 12/12/2025
Terminal Cais de Santa Rita passa por mudanças no...
Alterações incluem sentido invertido em via próxima ao...