Mais Categorias
Cidade

Prefeitura do Recife assume administração do Túnel da Abolição

Prefeitura do Recife assume administração do Túnel da Abolição

Foto: Reprodução / G1

    Compartilhe:

O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura do Recife, Victor Marques, anunciou nesta quarta-feira (24) que a Prefeitura do Recife vai assumir a administração do Túnel da Abolição, localizado na Madalena, na Zona Oeste da cidade. A medida visa resolver os transtornos causados por alagamentos frequentes, que chegam a interditar o túnel mesmo sem ocorrência de chuvas.

Segundo Victor Marques, a gestão municipal será responsável pelo cuidado com a estrutura e pelo funcionamento do equipamento. A prefeitura vai iniciar uma ação imediata para organizar a estrutura existente, que atualmente sofre com falta de manutenção, e, em seguida, contratar um projeto executivo para realizar todas as obras necessárias de forma definitiva.

"O recifense não merece ser punido por uma falta de cuidado. A partir de agora, sob mediação judicial, faremos a manutenção e cobraremos toda eventual despesa que aconteça", afirmou o vice-prefeito.

Última interdição e impasse com o Estado

Na semana passada, o túnel ficou fechado por dois dias. O governo do estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), afirmou que as bombas de drenagem foram danificadas devido ao acúmulo de lixo, resultado da falta de limpeza urbana.

A Seduh reforçou que a obra e as intervenções necessárias foram executadas e que a operação e manutenção do túnel são de responsabilidade do município, que possui estrutura própria para isso.

A Prefeitura do Recife, por sua vez, destacou que realiza capinação, limpeza e desobstrução da rede de drenagem periodicamente, mas que o governo estadual não apresentou melhorias nem documentação para assumir a manutenção, mesmo com alagamentos recorrentes.

Notícias Relacionadas