Recife lança canal digital para denúncias de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol
A Prefeitura do Recife lançou, nesta quinta-feira (2), um novo canal digital voltado à denúncia de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, substância altamente tóxica. A ferramenta já está disponível no aplicativo Conecta Recife, com acesso destacado na tela inicial por meio do botão “DENÚNCIA”.
O novo recurso permite que qualquer cidadão informe de forma rápida e simples casos suspeitos de adulteração. Além das denúncias, o canal oferece informações educativas sobre os sintomas de intoxicação por metanol e orientações sobre quando buscar atendimento médico de urgência.
As notificações feitas pelo aplicativo são encaminhadas diretamente à Ouvidoria do SUS Recife, responsável por dar seguimento às investigações.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra, em média, 20 casos de intoxicação por metanol por ano. No entanto, entre agosto e setembro de 2025, já foram notificadas 59 ocorrências no país, 12 confirmadas em laboratório e 47 ainda em análise. Em São Paulo, foram 26 casos suspeitos, com sete confirmações e cinco mortes em investigação.
Em Pernambuco, três casos suspeitos foram registrados recentemente no Agreste, resultando em duas mortes (em Lajedo e João Alfredo) e uma vítima sobrevivente, que apresentou cegueira parcial.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/12/2025
Projeto de lei propõe extinção da Zona Azul e...
Iniciativa prevê estacionamento gratuito com tempo...
- Por REDAÇÃO
- 19/12/2025
Natal Solidário do RioMar Recife entra na reta final...
Doações podem ser feitas até 21 de dezembro e campanha...
- Por REDAÇÃO
- 18/12/2025
Binário muda trânsito em Cajueiro Seco e altera...
Mudança viária da Prefeitura afeta circulação de...
- Por REDAÇÃO
- 12/12/2025
Governo de Pernambuco inicia obras do Arco...
Trecho entre Moreno e o Cabo de Santo Agostinho deve...
- Por REDAÇÃO
- 12/12/2025
Terminal Cais de Santa Rita passa por mudanças no...
Alterações incluem sentido invertido em via próxima ao...